Multimédia
Multimédia é um termo que provém da língua inglesa e que se refere àquilo que utiliza vários meios em simultâneo na transmissão de uma informação. Uma apresentação multimédia, por conseguinte, pode incluir fotografias, vídeos, sons e texto.
Tipos de media:
- Quanto à natureza espaço-temporal:
Os media podem ser considerados como sendo estáticos ou dinâmicos.
Os estáticos representam um grupo de elementos de informação que são independentes do tempo. Alteram apenas a sua dimensão no espaço como, por exemplo, textos, imagens e gráficos.
O texto é o meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso e é também uma das formas principais da comunicação assíncrona, ou desfasada no tempo como, por exemplo, os livros, os jornais, as revistas, as mensagens...
O texto é o meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso e é também uma das formas principais da comunicação assíncrona, ou desfasada no tempo como, por exemplo, os livros, os jornais, as revistas, as mensagens...
Enquanto que os dinâmicos referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa, como por exemplo o áudio, vídeo e animação.
O áudio é um tipo de media que difere na sua natureza de todos os tipos de media que foram considerados até agora, já que é o único que estimula o sentido da audição.
O áudio é um tipo de media que difere na sua natureza de todos os tipos de media que foram considerados até agora, já que é o único que estimula o sentido da audição.
O vídeo, seja sob a forma analógica ou digital, é uma representação electrónica de uma sequência de imagens. As imagens que constituem a sequência de vídeo designam-se por fotogramas ou tramas (Frames).
Animação começou por ser um media exclusivamente destinado ao entretenimento, mas foi crescendo até se tornar numa das formas mais eficazes e expressivas para comunicar uma ideia.
- Quanto à sua origem
Podemos classificar os media como sendo capturados ou sintetizados.
Os capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador como, por exemplo, o vídeo, o áudio e a fotografia.
Os sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software.
- Modos de divulgação de conteúdos multimédia
Os modos de divulgação dos conteúdos multimédia podem ser dividido em duas partes: a divulgação online e a divulgação offline.
Online
Neste modo de divulgação os conteúdos multimédia estão imediatamente disponíveis.
A divulgação online pode ser efetuada através de: Rede local, conjunto de redes (World Wide Web) e monitores ligados a computadores que não estão ligados em rede, cujos dados estão armazenados em disco.
Offline
A divulgação offline dos conteúdos multimédia é efetuada utilizando suportes de
armazenamento, normalmente do tipo digital. Sendo assim, os suportes de armazenamento utilizados com mais frequência são do tipo ótico, o CD e o DVD.
http://conceitos-basicos-de-multimedia.webnode.pt/modos-de-divulga%C3%A7%C3%A3o-de-conteudos-multimedia/
http://conceitos-basicos-de-multimedia.webnode.pt/modos-de-divulga%C3%A7%C3%A3o-de-conteudos-multimedia/
http://multimedia-marta.blogspot.pt/2010/01/tipos-de-media.html
http://divulgacaodeconteudos.blogspot.pt/
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar